Esqui Alpino

ski1 Imagem por / Imagen por: read_

Olá!

O desporto que vos vamos apresentar desta vez é o Esqui Alpino adaptado.

O Esqui Alpino adaptado é uma adaptação do esqui alpino para atletas com deficiências. O esqui alpino é um dos desportos integrantes dos Jogos Paralímpicos de Inverno e está sob a alçada do Comité Paralímpico Internacional e sob regras da Federação Internacional de Esqui (FIS).

O esqui alpino paralímpico inclui as provas de downhill, slalom super-gigante, slalom gigante, slalom e combinada (que inclui uma parte de super-gigante e outra de slalom).
No esqui alpino, os atletas participam em três grupos: cegos e deficientes visuais, deficientes físicos de pé e deficientes físicos sentados. Todos os esquiadores de cada um destes três grupos competem juntos, utilizando um factor de correcção, que é uma percentagem determinada pelo grau de deficiência, aplicada sobre a marca que este realiza.

Mas que adaptações são feitas para as várias necessidades? Quanto aos atletas cegos, estes competem acompanhados por guias que os dirigem pela pista. Já os desportistas com uma perna amputada utilizam um esqui individual, muletas para esquiar ou próteses ortopédicas. Os atletas com amputação das duas pernas ou com paralisia utilizam um sit-ski (esqui-cadeira). Por sua vez, os atletas com amputações nos membros superiores competem sem bastões.

Se estiverem informados em saber mais sobre este tema, podem aceder ao site do Comité Paralímpico Espanhol

No final desta entrada há um pequeno video que demonstra esta modalidade adaptada.

skigrn Imagem por / Imagen por: read_

Hola!

El desporte que vos vamos presentar aqui es el Esqui Alpino adaptado.

El Esqui Alpino Adaptado es una adaptación del esquí alpino para deportistas con discapacidades. Esto es uno de los deportes de los Juegos Paralímpicos de Invierno y está regulado por el Comité Paralímpico Internacional y su normativa es una adaptación del reglamento de la Federación Internacional de Esquí (FIS).
El esquí alpino paralímpico incluye las pruebas de descenso, super-gigante, eslalon gigante, eslalon y súper combinada, que incluye una manga de super-gigante y otra de slalom.
En el esquí alpino, los deportistas participan en tres grupos (ciegos y deficientes visuales, discapacitados físicos de pie y discapacitados físicos sentados). Todos los esquiadores de cada uno de estos tres grupos compiten juntos, utilizando un factor de corrección, que es un porcentaje determinado por el grado de discapacidad del participante que se aplica sobre la marca que realiza.
Los deportistas ciegos compiten acompañados de guías que les dirigen por la pista. Los deportistas con amputación de una de las piernas utilizan un esquí individual, muletas para esquiar o prótesis ortopédicas. Los competidores con amputación de ambas piernas o con parálisis utilizan un sit-ski (silla-esquí). Aquellos deportistas que tienen amputaciones en los miembros superiores compiten sin bastones.

Se quieren saber más sobre el tema, pueden acceder al website del Comité Paralímpico Español.

En el final de esta entrada hay un peqeño video deminstractivo de esta modalidad adaptada.

Fonte:
• Coppenolle, H. (nd). ADAPT- Curriculum Europeu em Actividade Física Adaptada. (Livro/Libro)
Os Desportos
Comité Paralímpico Español

Video demonstrativo do Esqui Alpino adaptado / Video demonstractivo del Esqui Alpino adaptado

Video por: HiroTaniguchi

2 comentarios:

Anónimo dijo...

Boa tarde,

sou aluno do ISEC e quero fazer um trabalho a cerca do equipamento de esqui alpino adaptado, seria possível enviarem-me mais informações sobre o equipamento utilizado ("cadeira",esqui,etc)?

Se possível poderiam-me enviar nomes de marcas e fabricantes destes equipamentos a fim de eu poder obter mais informação.

O meu e-mail é o pedro221188@hotmail.com

Muito obrigado.

Cumprimentos,
Pedro Regojo

Anónimo dijo...

Poderia Publicar As Regras Desse Esporte? Por Favor

Publicar un comentario