Tiro

para05 Imagem por / Imagen por: read_

Olá!

A modalidade que vamos apresentar nesta entrada é o Tiro.

Para se praticar este desporto é necessário ter a precisão apurada. Administram a modalidade tanto a Federação Internacional de Tiro Desportivo -ISSF quanto o Comité de Tiro Desportivo do Comité Paralímpico Internacional.

As regras das competições para atletas convencionais e com deficiência são basicamente as mesmas, porém com pequenas adaptações. Pessoas amputadas, paraplégicas, tetraplégicas e com outras deficiências locomotoras podem competir nas competições masculinas e no femininas.
As regras do tiro paralímpico variam de acordo com a prova, distância e tipo do alvo, posição de tiro, número de disparos e o tempo que o atleta tem para atirar. Em cada competição as disputas ocorrem numa fase de classificação e numa final. Todas as pontuações de ambas as fases são somadas e vence quem obtiver mais pontos. O alvo é dividido em dez circunferências que valem de um a dez pontos e são subdivididas, cada uma, entre 0.1 e 0.9 pontos. A menor e mais central circunferência vale dez pontos. Sendo assim, o valor máximo que pode ser conseguido é de 10.9.

É notável o alto grau de tecnologia que a modalidade requer. Durante os Jogos Paralímpicos, por exemplo, os alvos são electrónicos e os pontos poderão ser imediatamente projectados num placar. As roupas e as armas utilizadas no desporto também possuem um considerável nível tecnológico. Há diferenças nas roupas das provas, consoante o tipo de arma. Nas competições de rifle, é necessário usar uma roupa com espessura, estipulada pela ISSF. Por sua vez, em eventos de pistola, os atiradores só são obrigados a usar sapatos especiais feitos de tecido, que dão mais estabilidade aos atletas.

Rifles e pistolas de ar, com cartuchos de 4.5mm, são utilizados nos eventos de 10 metros de distância. Já nos 25 metros, uma pistola de perfuração é utilizada com projécteis de 5.6mm. Rifles de perfuração e pistolas são as armas das provas de 50m, também com as balas de 5.6mm de diâmetro.

Hola!

La modalidad que vamos presentar en esta entrada es el Tiro.

Para practicar este deporte debe tener una precisión exacta. Administran el deporte tanto la Federación Internacional de Tiro Deportivo (ISSF), como el Comité Tiro Deportivo del Comité Paralímpico Internacional.

Las normas de las competiciones para los atletas con discapacidad y convencionales son básicamente las mismas pero con pequeños ajuste. Amputados, parapléjicos, tetrapléjico y otras discapacidades del aparato locomotor pueden competir en competiciones masculinas y femeninas.
Las reglas del tiro Paralímpicos rango de acuerdo a la competición, la distancia y el tipo de blanco, el número de disparos y el momento en que el atleta tiene que disparar. En cada uno de las competiciones las disputas se producen en una fase de clasificación y una final. Todos los resultados de ambas fases se suman y que gana obtiene más puntos. El blanco está dividido en diez círculos vale de uno a diez puntos y se subdividen, cada uno de entre 0,1 y 0,9 puntos. El círculo más pequeño y más central vale diez puntos. Así, el máximo que puede alcanzar es de 10,9.

Es notable el alto grado de tecnología que la modalidad requiere. Durante los Juegos Paralímpicos, por ejemplo, los objetivos son electrónicos y los puntos pueden ser inmediatamente proyectó en una pantalla. La ropa y las armas utilizadas en el deporte también tienen un considerable nivel de tecnología. Existen diferencias en la ropa de las pruebas, según el tipo de arma. En los concursos de “rifle”, debe utilizar una ropa con una cierta espesura, estipulado por la ISSF. A su vez, en los eventos de pistola, los tiradores sólo están obligados a usar zapatos especiales hechos de tela, que les da más estabilidad a los atletas.

Fusiles y pistolas, cartuchos de aire a 4,5 mm, se utilizan en los eventos de 10 metros. Ya en los 25 metros, un arma de la perforación se utiliza con proyectiles de 5.6mm. Rifles y pistolas de perforación son las armas de las pruebas de 50 metros, también con las balas de 5.6mm de diámetro.

Fonte:
• Coppenolle, H. (nd). ADAPT- Curriculum Europeu em Actividade Física Adaptada. (Livro/Libro)
Blog Diferença e Diversidade

2 comentarios:

loja de armas online dijo...

É de valorizar este tipo de iniciativas dirigidas a atletas paralimpicos da modalidade de Tiro. Com as caracteristicas adaptadas a este tipo de população vem colmatar as difrenças fisicas e as limitações destes desportivas. Um bem haja á Federação Internacional de Tiro Desportivo -ISSF quanto o Comité de Tiro Desportivo do Comité Paralímpico Internacional.

tiro desportivo dijo...

Gostei muito do que li porque o desporto deve ser para todos.

Publicar un comentario