Goalball

Goalball Imagem por / Imagen por: BLac

Olá!

A modalidade que hoje vamos apresentar é praticada por deficientes visuais, o Goalball.

Ao falarmos de Goalball, falamos de um dos jogos colectivos mais emocionantes que existem. Este desporto surgiu logo após a II Guerra Mundial. Visava ocupar desportivamente, os ex-combatentes que haviam cegado em combate.
Foi assim que surgiu o primeiro desporto criado especificamente para deficientes visuais, ao contrário de outros, não derivando de nenhuma modalidade existente!
No Goalball existem duas equipas de 3 jogadores cada, que têm como funções, marcar golos e evitar que eles aconteçam na sua baliza. Este jogo é disputado geralmente em recintos fechados com piso de madeira polida ou sintético, uma vez que o campo tem linhas tácteis para facilitar a orientação dos atletas.

O Campo é dividido em dois quadrados de 9 metros cada, fazendo assim, um comprimento total de 18 metros. Os 9 de largura correspondem à largura da baliza que ocupa toda a linha final. Da mesma largura são as áreas em que o campo é dividido. Da linha de fundo até outra colocada 3 metros paralelamente à frente, encontra-se a chamada área de defesa, desta linha até outra paralela colocada 6 metros à frente da baliza, encontramos a área de lançamento. Os restantes seis metros recebem a designação de área neutra. A equipa nas acções defensivas apenas dispõe da área de defesa Distribuindo, geralmente, os 3 jogadores em triângulo, com o central numa posição mais avançada que os laterais.

Existem marcações em relevo no interior da área defensiva que servem para orientação dos jogadores, Todas as outras linhas do campo são marcadas em relevo. A área de lançamento é por excelência a área de ataque.
Ao lançarem a bola, os jogadores têm que conseguir com que o primeiro contacto desta com o solo se faça antes da linha de 6 metros.
Embora seja um desporto jogado preferencialmente por deficientes visuais, é obrigatória a utilização de vendas, para que todos fiquem em igualdade de circunstâncias, permitindo assim a prática da modalidade por amblíopes e monovisuais.

A bola, fabricada exclusivamente na Alemanha, pesa pouco mais de um quilo. É oca, contém guizos no seu interior e tem oito orifícios de forma a que seja ouvida mais facilmente pelos jogadores.
Assim, como se percebe, o jogo tem o tacto e a audição, como sentidos impreteríveis. A bola é rematada pelo chão, os jogadores colocam-se em posição baixa para a defender, recorrendo ao ouvido e tentando ocupar a maior área de defesa possível.

É um jogo onde os remates se sucedem. Onde a desconcentração é letal. Como tal, é fundamental que o jogo se desenvolva sem ruídos estranhos ao próprio. Este é um pormenor que pode causar algum desinteresse por parte de quem assiste, mas é compreensível e fundamental. Contudo, os golos podem ser entusiasticamente festejados como em qualquer outra modalidade!

Hola!

A modalidade persentada en esta entrada es jugado por discapacitados visuales, el Goalball.

Al hablar de Goalball, hablamos de un de los juegos colectivos más emocionantes que existen. Este deporte se produjo poco después de la Segunda Guerra Mundial. Fue diseñado para celebrar deportivamente, el ex-combatientes que fueron cegados en el combate.
Así surgió el primer deporte creado específicamente para los discapacitados visuales, a diferencia de otros, no derivados de cualquier modalidad existente!

En Goalball hay dos equipos de 3 jugadores cada uno, cuyas funciones, marcar goles y evitar que sucedan en su objetivo. Este juego se juega generalmente en el interior con pisos de madera pulida o de síntesis, porque el campo tiene líneas táctiles para facilitar la orientación de los atletas.

El campo está dividido en dos de 9 metros cuadrados cada una, lo que hace una longitud total de 18 metros. Los 9 metros de anchura coincide con el ancho de la meta que ocupa la línea final. La anchura del mismo son las áreas donde se divide el campo. La línea de fondo para poner otros 3 metros paralelo al frente, se llama la defensa de la línea paralela a otro puesto de 6 metros por delante de la meta, encontrar la zona de aterrizaje. Los restantes seis metros que se llama una zona neutral. El equipo en acción defensiva sólo tiene la distribución de la defensa, por lo general, los 3 jugadores en el triángulo, con una posición central más avanzado que el de los lados.

Hay marcas en relieve en la zona defensiva que sirven de guía para los jugadores, todas las líneas del campo se marcan en relieve. La zona de lanzamiento es el área ideal de ataque.
Con el lanzamiento de la pelota, los jugadores tienen que conseguir con el primer contacto con el suelo se hace antes de la 6-línea de metro.
Aunque es un deporte jugado preferentemente con discapacidad visual y debe ser utilizado para las ventas, de manera que todo el mundo está en igualdad de condiciones, permitiendo que el deporte para discapacitados visuales y monovisuales.

El balón, fabricado exclusivamente en Alemania, pesa poco más de una libra. Que es hueco, contiene cascabeles en el interior y cuenta con ocho agujeros para que sea más fácil de escuchar por los jugadores.
Así, como se señaló, el juego tiene el tacto y los sentidos vista como algo inevitable. El balón es rematado por piso, los jugadores se ponen en posición de defender bajo, utilizando su oído y tratando de ocupar la mayor área de defensa posible.

Es un juego donde el remate es una constante. La desconcentración es letal. Como tal, es esencial que el juego se desarrolle sin ruidos externos a sí mismo. Este es un detalle que puede causar una falta de interés de aquellos que la ven, pero es comprensible y esencial. Sin embargo, las metas pueden ser celebrados con entusiasmo, como en cualquier otro deporte!

Fonte:
Associação Promotora do Ensino para Cegos
• Coppenolle, H. (nd). ADAPT- Curriculum Europeu em Actividade Física Adaptada.(Livro/Libro)
USA Goalball


Regulamento da IBSA / Reglamento de la IBSA

Video de demostração do Goalball / Video de demostración de la modadlidad de Goalball

Video por: ParalympicSportTV

0 comentarios:

Publicar un comentario