Dança em Cadeira de Rodas / Danza en Silla de Ruedas

opening78 Imagem por / Imagen por: D-minor

Olá!

Nesta entrada a modalidade que vamos apresentar é a Dança em Cadeira de Rodas.

A dança é uma forma de expressão e interacção social. Qualquer um pode dançar, seja em pé ou usando uma cadeira de rodas.

A dança em cadeira de rodas pode ser desfrutada em diferentes estilos, por exemplo, dança de salão, Folk, ballet clássico ou moderno, entre outras. Existem também distintas modalidades, como a Dança Combinada (uma pessoa em cadeira de rodas dançando com uma pessoa sem deficiência), Dança em Dupla (duas pessoas em cadeira de rodas a dançar juntas), Dança de Grupo (grupos apenas de usuários de cadeira de rodas ou grupos mistos, com parceiros sem deficiência, em coreografias estruturadas ou livres) e Dança individual (a pessoa em cadeira de rodas sozinha).

Esta modalidade torna-se particularmente interessante pois não é praticada apenas por jovens ou adultos jovens, podendo ser também praticada pelos mais velhos. Desta forma, pode apresentar-se como uma forma óptima de inclusão dos deficientes em cadeira de rodas com mais idade.

No final da entrada apresentamos um video onde podemos observar esta bela modalidade.

Hola!

En esta entrada la modalidad deportiva adaptada que vamos presentar es la Danza em Silla de Ruedas.

La danza es una forma de expresión y la interacción social. Cualquiera puede bailar, ya sea de pie o… en silla de ruedas.

opening105 Imagempor / Imagen por: D-minor

La danza en silla de ruedas se puede disfrutar en diferentes estilos, por ejemplo, bailes de salón, folk, ballet clásico o moderno, entre otros. Hay también diferentes formas, como la danza combinada (una persona en silla de ruedas con una persona sin discapacidad), la danza en doble (dos personas en sillas de ruedas a bailar juntos), Grupo de Danza (sólo para grupos usuarios de silla de ruedas o grupos mixtos, con los socios sin discapacidad en la coreografía estructuradas o libres) y danza individual (la persona en una silla de ruedas solo).

Este modo es particularmente interesante porque no se practica sólo por jóvenes o adultos jóvenes, pero también puede ser practicado por los ancianos. Así, puede presentarse como una gran manera de incluir a los discapacitados en sillas de ruedas más vejos.

Al final de la entrada presentamos un vídeo donde se puede ver este bello deporte.

Retirado de:
• Coppenolle, H. (nd). ADAPT- Curriculum Europeu em Actividade Física Adaptada. (Livro/Libro)

Pequena demonstração da bonita modalidade de Dança em Cadeira de Rodas / Peqeña demostración de la bella modalidad de Danza en Silla de Ruedas

Video por: recepbascher


Video por: gprodvideo

1 comentarios:

Anónimo dijo...

Gostei muito deste blog, pois contem muitas informações úteis para um trabalho ou até mesmo por curiosidade. A liguagem é corrente e intencional. Outra coisa de que gostei foi as informações do blog serem em duas linguas.

Publicar un comentario