IWAS: The International Wheelchair & Amputee Sports Federation




Olá!
Na entrada de hoje a associação que vos vamos apresentar é a Federação Internacional de Desporto para a Deficiência Motora (IWAS).

Tudo começou quando em 1952, foi criada a Federação Internacional de Stoke Mandeville de Desportos em Cadeira de Rodas (ISMGF), que surgiu através do trabalho pioneiro de Ludwig Guttmann, em Stoke Mandeville, com pessoas com lesão medular. A partir de 1988, a ISMGF passa a se chamar ISMWGF, para englobar todos os atletas em cadeira de rodas com deficiências motoras distintas.

Logo após os Jogos Paralímpicos de 1976, surge a Organização Internacional do Desporto para Deficientes (ISOD) para atender às necessidades de organização e desenvolvimento desportivo, agrupando as deficiências que não estavam incluídas em outras federações, como os amputados e "les autres" (distrofias musculares, esclerose múltipla, nanismo, ou outros). Esta inseria esses atletas em competições de nível Internacional e Paralímpico, colaborando na organização das actividades.

Em 2004, ISMWGF uniu-se à ISOD e, juntas, criaram a Federação Internacional de Desporto para a Deficiência Motora (IWAS).

A Federação Internacional de Desporto para a Deficiência Física, define-se como uma organização que permite o crescimento e as conquistas das pessoas com deficiência física no desporto, dando oportunidade para alcançar as aspirações individuais de cada um, a todos os níveis, através de um percurso definido de atleta.

Esta associação tem como missão criar e manter as condições em todo o mundo, que permitirão promover e incentivar, através do desporto, o desenvolvimento e auto-determinação dos jovens, homens e mulheres com uma deficiência física.

Os seguintes valores permanecem na definição dos objectivos para a IWAS:
- Imagem positiva e auto-determinação dos atletas e de toda a estrutura desportiva
- Apoio aos atletas e todo o meio envolvente
- Transparência de decisão e de acção perante a comunidade
- Parceria e actividade complementar com associações, ou outras instituições, com o mesmo objectivo
- Motivação e Respeito
- Cultivar de condições de crescimento profissional
- Desenvolvimento
- Variedade de jogos e competições

O IWAS é o órgão internacional que organiza os programas de Esgrima e em cadeira de rodas e Râguebi em cadeira de rodas. Para além disso, também fazem parte dos programas de desenvolvimento da IWAS outros desportos, como: futebol para amputados, tiro com arco, atletismo, badmington, desporto equestre, hóquei em cadeira de rodas eléctrica, halterofilismo, tiro, natação, ténis de mesa, voleibol, basquetebol em cadeira de rodas, dança em cadeira de rodas e desportos de Inverno, como, por exemplo, hóquei no gelo ou o esqui alpino.

Os Jogos Mundiais da IWAS realizam-se a cada 2 anos, enquanto os “Jogos de Desenvolvimento” realizam-se no ano a seguir aos Jogos Paralímpicos e os “Jogos de Elite” no ano anterior aos Jogos Paralímpicos. Os Jogos Mundiais de Juniores da IWAS ocorrerem a cada ano, e são uma oportunidade fundamental para os jovens atletas, com aspirações a uma carreira internacional no Desporto.

Sweden vs. Japan Imagem por / Imagen por: pietroizzo



Hola!
En la entrada de hoy, la asociación que vos presentamos es la Federación Internacional de Deporte para Discapacitados Motores (IWAS).

Todo comenzó cuando en 1952, se creó la Federación Internacional de Stoke Mandeville Wheelchair Sports (ISMGF), que surgió a través de la labor pionera de Ludwig Guttmann, en Stoke Mandeville, con las personas con lesión de la médula espinal. Desde 1988, la ISMGF cambia su nombre a ISMWGF, y pasa a incluir todos los atletas en silla de ruedas con diferentes discapacidades físicas.

Poco después de los Juegos Paralímpicos en 1976, surgió la Organización Internacional de Deportes para Minusválidos (ISOD) para satisfacer las necesidades de organización y desarrollo de los deportes, juntando las deficiencias que no estaban incluidos en otras federaciones, como los amputados y "les autres" (distrofias muscular, esclerosis múltiple, el enanismo, o de otro tipo). Esta integraba estos atletas en competiciones internacionales y Paralímpicas, colaborando en la organización de las actividades.

En 2004, la ISOD se unió a la ISMWGF y, juntas, crearan la Federación Internacional de Deportes para el motor de movilidad reducida (IWAS).

La Federación Internacional de Deportes para personas con minusvalía, se define como una organización que permite el crecimiento y los logros de las personas con discapacidad en el deporte, dándoles la oportunidad de lograr las aspiraciones de cada individuo en todos los niveles.

La misión de la asociación es crear y mantener las condiciones en el mundo, que promuevan y fomenten, a través del deporte, el desarrollo y la libre determinación de hombres y mujeres jóvenes con una discapacidad.

Los siguientes valores permanecen en el establecimiento de metas para el IWAS:
- La imagen positiva y la libre determinación de los atletas y de toda la estructura deportiva
- Apoyo a los deportistas y todos los alrededores
- Transparencia de decisión y acción en la comunidad
- Colaboración con las asociaciones o otras instituciones, con el mismo objetivo
- Motivación y respeto
- Cultivar de condiciones para el crecimiento profesional
- Desarrollo
- Variedad de juegos y competiciones

El IWAS es el organismo internacional que organiza los programas de esgrima y rugby en silla de ruedas y la silla de ruedas. Además, también forman parte de los programas de desarrollo IWAS otros deportes como el fútbol para amputados, tiro con arco, atletismo, badminton, hípica, hockey en silla de ruedas, levantamiento de pesas, tiro, natación, tenis de mesa, voleibol, baloncesto en silla de ruedas, bailando en una silla de ruedas y los deportes de invierno como, por ejemplo, el hockey sobre hielo y esquí alpino.

Los Juegos Mundiales IWAS se celebran cada 2 años, mientras que los "Juegos de Desarrollo", es celebrado en el año después de los Juegos Olímpicos y los “Juegos Elite” en el año anterior a los Juegos Paralímpicos. Los Juegos Mundiales Juniores de la IWAS se producen cada año, y son una gran oportunidad para los jóvenes deportistas que aspiran a una carrera en el deporte internacional.

Sarah Hunter Imagem por / Imagen por : Canadian Paralympic Committee

Fonte: IWAS - The International Wheelchair & Amputee Sports Federation

0 comentarios:

Publicar un comentario