História do Desporto Adaptado até 1960 / Historia del deporte para discapacitados hasta 1960

200 mtr sprint Imagem por / Imagen por: toffehoff

Olá!
O tema das nossas próximas duas entradas vai ser a história do desporto adaptado, onde procuraremos dar-vos a conhecer os principais acontecimentos relacionados com o desporto adaptado em toda a sua história.

O desporto para atletas com deficiência existe há mais de 100 anos. Nos séculos XVIII e XIX foi provado que as actividades desportivas eram muito importantes para a reeducação e reabilitação de pessoas portadoras de deficiência.

Em 1888, os Clubes Desportivos para Surdos já estavam em vigor, nomeadamente, em Berlim. A Organização Mundial do Desporto para Surdos, CISS (Comité Internacional de Desportos para Surdos), foi fundada em 1922, sendo que esta população organiza, ela própria, os seus campeonatos mundiais.

Mas, o desporto para pessoas com deficiência motora foi introduzido, essencialmente, depois da 2ª Guerra Mundial, para auxiliar nas necessidades médicas e psicológicas do grande número de feridos ex-militares, mulheres e civis. A pesquisa de novos métodos para minimizar as consequências da sua imobilidade proporcionou uma nova e grande possibilidade de reviver a ideia do desporto como um meio de tratamento e reabilitação. Em 1944, o Dr. Ludwig Guttmann, a pedido do Governo Britânico, abriu um centro de lesões na espinal medula no Hospital de Stoke Mandeville. Numa nova abordagem, introduziu o desporto como uma parte fundamental do tratamento de recuperação e reabilitação total de pessoas com deficiência. A reabilitação no desporto e a recreação evoluiu bastante, e desde esse ponto de vista até à competição desportiva foi uma questão de anos. No dia 28 de Julho de 1948, na cerimónia dos Jogos Olímpicos de Londres, Dr. Guttmann organizou o primeiro torneio para atletas em cadeiras de rodas que ele nomeou de Stoke Mandeville Games. Em 1952, os holandeses ex-militares aderiram ao movimento e foi fundado o Comité Internacional de Stoke Mandeville Games (ISMGF).

Em 1960, os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados imediatamente após os Jogos Olímpicos de Roma, Itália. O evento utilizou os mesmos locais e formato dos Jogos e incluiu 400 atletas, provenientes de 23 países. Este evento foi o começar da nova era de Jogos que se realizaram de 4 em 4 anos após o ciclo olímpico.

Também em 1960, sob a protecção da Federação Mundial dos Ex-militares, foi criado um Grupo de Trabalho Internacional sobre Desporto para Pessoas com Deficiência para estudar os problemas do desporto para indivíduos portadores de deficiência.

Relativamente a história do Desporto Adaptado, nesta entrada vimos os seus desenvolvimentos até 1960. Na próxima entrada, falaremos do desenvolvimento do Desporto Adaptado após o ano de 1960.


Hola!
El tema de nuestras próximas dos entradas será la historia del deporte para discapacitados, donde se intentará averiguar los principales acontecimientos relacionados con los deportes de discapacidad en toda su historia.
Los deportes para atletas con discapacidad existen a más de 100 años. En los siglos XVIII y XIX se ha demostrado que las actividades deportivas son muy importantes para la reeducación y la rehabilitación de las personas con discapacidad.
En 1888, los clubes deportivos para sordos ya estaban en vigor, en particular, en Berlín. La organización de Deportes para Sordos, CISS (Comité Internacional de Deportes para Sordos), fue fundada en 1922, siendo que esta población se organiza sus propios campeonatos del mundo.

Pero, el deporte para personas con discapacidad física se introdujo más después de la Segunda Guerra Mundial 2, para ayudar en las necesidades médicas y psicológicas, debido a la gran cantidad de heridos como, por ejemplo, ex soldados, mujeres y civiles. La búsqueda de nuevos métodos para reducir al mínimo las consecuencias de la inmovilidad, ofreció una nueva oportunidad para revivir la idea del deporte como medio de tratamiento y rehabilitación. En 1944, el Dr. Ludwig Guttmann, a petición del Gobierno británico, abrió un centro para la lesión medular en Stoke Mandeville Hospital. En un nuevo enfoque introducido el deporte como parte fundamental del tratamiento de recuperación y rehabilitación de personas con discapacidad. La rehabilitación en el deporte y la recreación ha evolucionado considerablemente, y desde ese punto de vista hasta llegarnos a la competición deportiva fue una cuestión de años. El 28 de julio de 1948, en la ceremonia de los Juegos Olímpicos de Londres, el Dr. Guttmann organizó el primer torneo para los atletas en sillas de ruedas, a los cuales llamó de Juegos de Stoke Mandeville. En 1952, los neerlandeses ex soldados se unieron al movimiento y fundaran el Comité Internacional de Juegos de Stoke Mandeville (ISMGF).

En 1960, los primeros Juegos Paralímpicos se celebraron inmediatamente después de los Juegos Olímpicos de Roma, Italia. El evento utiliza los mismos lugares y el formato de los Juegos Olímpicos e incluyó 400 atletas de 23 países. Este evento fue el inicio de una nueva era de juegos que tuvo lugar del 4 en 4 años después de que el ciclo olímpico.

Este evento fue el inicio de una nueva era de juegos que tuvo lugar del 4 en 4 años después de que el ciclo olímpico. También en 1960, bajo los auspicios de la Federación Mundial de Ex-combatientes, se creó un Grupo de Trabajo Internacional sobre el deporte para personas con discapacidad, para estudiar los problemas del deporte para personas con discapacidad.

Relativamente a la historia del deporte adaptado, en esta entrada vimos su desarrollo hasta 1960. En la siguiente entrada, vamos vos hablar sobre el desarrollo del deporte adaptado, después del año 1960.


Fonte: IPC – International Paralympic Committee

0 comentarios:

Publicar un comentario